Escolha uma Página

5 receitas para suco detox para fazer hoje. Será que funciona mesmo?

Nutrição | 0 Comentários

[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

A palavra “detox” vem do inglês, da palavra “detoxication”, que significa “desintoxicação”. O suco detox é uma bebida feita com vários ingredientes naturais, frescos e ricos em fibras, que agem no fígado, favorecendo a filtragem e eliminação de  toxinas nocivas ao organismo

As toxinas eliminadas pelo Suco Detox entram no organismo por diversos meios, mas principalmente pelo consumo de comidas industrializadas, alimentos contaminados com agrotóxicos e com aditivos alimentares, pelo ar poluído e pelo consumo de medicamentos.

 

Como o Suco Detox atua no organismo?

A desintoxicação acontece pela transformação das toxinas em fezes, urina e bile, que são descartadas pelos sistemas excretor e digestório. Os Sucos Detox promovem, de uma forma geral, a renovação do funcionamento normal e fisiológico destes aparelhos, aumentando a energia, melhorando a circulação, o sistema imunológico e as defesas do organismo. Isto retarda o processo de envelhecimento e aumenta a vitalidade.

É por estas propriedades que o Suco Detox tornou-se o “queridinho” das dietas brasileiras. Tudo o que se deseja é desintoxicar!

Além disso, certos alimentos comumente usados nos sucos detox, como o limão, por exemplo, têm também outros efeitos positivos. Entre os benefícios do limão estão a ação antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória, entre outras.

Encontre agora um Nutricionista perto de você

Cuidado com as restrições excessivas!

Devemos estar atentos, pois cuidar da saúde e do corpo exige responsabilidade e bastante conhecimento. Por isso é sempre recomendável a orientação e o acompanhamento de um profissional, evitando o consumo indiscriminado, a diminuição excessiva ou até mesmo a exclusão de algum alimento que tenha valor nutricional indispensável.

É o caso, por exemplo, da restrição a proteínas por tempo prolongado, que pode comprometer a formação de hormônios e a reparação de tecidos, favorecendo inclusive o surgimento da anemia e suas complicações.

Outra preocupação é com relação às gorduras, que não podem e não devem ser completamente suprimidas, pois auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis.

Por isso, vá com calma! O consumo incorreto do Suco Detox, sem os cuidados e a orientação médica e nutricional adequadas, pode ser um risco à saúde.

 

5 vantagens do Suco Detox

O Suco Detox, quando entra na sua rotina e é consumido todos os dias, traz muitos benefícios à sua saúde. Veja as 5 principais vantagens:

Melhora o sistema imunológico e defesas

Ao consumir o suco você ingere vários alimentos saudáveis, que são fontes alimentares de vitaminas, minerais e enzimas, que têm propriedades antioxidantes e que estimulam a produção de linfócitos, que atuam como defesa do organismo.

Auxilia no emagrecimento

Os sucos detox proporcionam a sensação de saciedade, são diuréticos, aceleram o metabolismo e facilitam a eliminação de toxinas. Algumas combinações de alimentos ricos em fibras e de alguns termogênicos, também auxiliam o processo de emagrecimento.

Diminui o inchaço

Alguns sucos detox têm propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o sódio do organismo. Com isto, reduz-se a retenção de líquidos no corpo e diminui-se a sensação de inchaço.

Ajuda na regeneração celular

O suco detox hidrata e fornece vitaminas, potássio, manganês, sílica, enxofre, entre outros, que fortalecem e revigoram a pele, o cabelo e as unhas, deixando-os mais saudáveis.

Previne o envelhecimento precoce

Como se sabe, o estresse e o cotidiano atribulado podem fazer com que surjam sinais de envelhecimento antes do esperado. Os Sucos Detox possuem antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Possuem também ácidos ômega 6 e vitamina C, que auxiliam na regeneração celular e na criação de colágeno, mantendo a pele mais lisa e brilhante.
O suco detox é sempre verde? Nem sempre, embora a maioria deles seja verde, visto que a clorofila, presente em alimentos verdes escuros, como couve, agrião, folha de brócolis, salsinha, hortelã e salsão, quase sempre estão presentes na composição das receitas de Sucos Detox. Mas eles também podem ser feitos tendo como base o chá de dente de leão, chá verde ou até mesmo a chamada alimentação viva, que são, por exemplo, grãos de trigo germinados, sem o uso de folhas escuras. Para fazer um Suco Detox ideal, é recomendado sempre o uso de uma base (pode ser água, água de coco, leite de amêndoas, leite de aveia, leite de arroz, leite de nozes, leite de soja, etc), junto com uma folha escura, uma fruta, um outro vegetal (cenoura, beterraba, pepino, etc) e um complemento (gengibre, gergelim, linhaça, frutas, etc). E, claro, você pode fazer outras combinações para agradar o seu paladar – evitando sempre o excesso de açúcar e até o excesso de frutas, já que isto pode tornar o suco muito calórico.

Suco Detox ou Dieta Detox. O que é melhor?

Nem um, nem outro. Segundo Rita de Cássia Leite Novais, nutricionista que atua na Vila Mariana e no Tatuapé, em São Paulo, e parceira do portal Nossos Psicólogos, “só o Suco Detox não emagrece e alimentar-se somente dele definitivamente não é saudável. O mesmo pode ser dito da Dieta Detox. É muito importante que as duas sejam equilibradas, e para isso deve-se levar em conta a composição dos sucos e da dieta, bem como a frequência de seu consumo e duração.”

Ela comenta que “Não existe uma só receita nem um só objetivo no uso de Sucos ou Dietas Detox. Cada indivíduo tem suas particularidades, necessidades e restrições. Não se deve achar que só pelo fato dos ingredientes serem alimentos nutritivos, e por fornecerem uma sensação de saciedade, você pode viver se alimentando só deles por tempo indeterminado”.

O ideal é uma dieta equilibrada, na qual o Suco Detox seja um dos componentes que ajudará o corpo a funcionar melhor e, se for o caso, a perder peso. “A Dieta Detox é recomendada para casos específicos, com objetivos de curto prazo, quando se deseja eliminar toxinas e nutrir o corpo de uma forma rápida e saudável”, informa a nutricionista.

“Não se deve achar que só pelo fato dos ingredientes serem alimentos nutritivos, e por fornecerem uma sensação de saciedade, você pode viver se alimentando deles por tempo indeterminado.”
Rita de Cássia Leite Novais

Nutricionista - CRN 6609-SP

Não se pode viver à base de Suco Detox!

Não adianta nada tomar litros de Suco Detox, substituindo refeições importantes, com o intuito de limpar o organismo depois dos excessos cometidos em alguma festa, no período de férias, ou com objetivo de perder peso com urgência. Restrições exageradas e métodos “milagrosos” não compensam e não funcionam.

O consumo excessivo de Suco Detox pode gerar, por exemplo, níveis instáveis de açúcar no sangue, pode acarretar ganho de peso, pode interferir no metabolismo da tireoide (por exemplo, se houver uso excessivo de couve), além da comum contaminação dos sucos por má higienização dos ingredientes com os quais é preparado.

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição oferece mais detalhes sobre o assunto e sobre como a ciência vê os Sucos Detox.

 

Suco Detox funciona mesmo?

Muitos acreditam que os Sucos Detox são milagrosos. Não são. Eles são ricos em vitaminas, fibras, minerais, carboidratos de baixo índice glicêmico, lipídios e proteínas de alto valor biológico e de rápida digestão e absorção, mas não há evidências científicas de que o consumo dos Sucos Detox tenha o poder de, sozinho, eliminar substâncias nocivas do nosso organismo e desintoxicá-lo. É um bom auxílio, mas não terá efeito se for usado só para compensar os excessos de quem, na verdade, tem um estilo de vida não saudável ou costuma “abusar” na alimentação.

Outro fator importante é que ninguém emagrece com saúde apenas tomando sucos, não é mesmo? A dieta do suco não promove a reeducação alimentar, portanto não trará resultados permanentes.

Os Sucos Detox são, sim, muito saudáveis e podem ajudar a emagrecer, mas o recomendado é que a pessoa insira o suco no lugar do café da manhã, por exemplo, e, no resto do dia inclua em seu cardápio uma alimentação balanceada, com a presença dos outros grupos dos alimentos essenciais, como as proteínas, os carboidratos e as gorduras, e, claro, que também faça exercícios físicos.

 

Posso beber o Suco Detox todos os dias?

Sim, não há contraindicações, desde que você não tenha nenhum problema de saúde (hipotireoidismo, por exemplo, ou histórico da doença na família) que exija a restrição de certos grupos alimentares. O indicado é tomar entre 200ml e 300ml por dia, em substituição ao café da manhã, ou como um lanche intermediário, entre as principais refeições.

A nutricionista Ana Alice Fontes Monteiro, que atua na região do Tatuapé, em São Paulo, e é parceira do Nossos Psicólogos, ressalta que “uma das grandes vantagens do Suco Detox é que com ele você ingere vários nutrientes importantes, que podem estar deficientes em seu corpo – talvez porque você não consuma quantidade suficiente de frutas, legumes e verduras no seu cardápio do dia a dia.”

Ela sugere que se procure variar nos alimentos, ingerindo a maior quantidade possível de nutrientes diferentes. “O melhor horário para o consumo do Suco Detox é em jejum, quando o estômago ainda está vazio, facilitando, portanto, a absorção e a utilização dos seus nutrientes.

“Uma das grandes vantagens do Suco Detox é que com o suco você consegue ingerir vários nutrientes importantes, que podem estar deficientes em seu corpo – talvez porque você não consuma quantidade suficiente de frutas, legumes e verduras no seu cardápio do dia a dia.”
Ana Alice Fontes Monteiro

Nutricionista - CRN 46.994

Não tenho tempo para fazer Sucos Detox, e agora?

A correria do cotidiano não pode comprometer seu bem-estar e sua saúde! Então, pensando nisso temos uma dica simples e super prática: tenha a base do seu Suco Detox sempre pronta, no seu congelador.

Para economizar tempo, bata no liquidificador as folhas verdes que mais gosta (couve, rúcula, espinafre, etc) com o líquido de sua preferência (pode ser água, água de coco, chá, suco orgânico ou algum leite vegetal). Coloque a mistura numa forma de gelo e leve para congelar.

Quando for fazer o seu Suco Detox, você só precisará acrescentar alguma fruta, uma cenoura, gengibre, beterraba, gergelim, linhaça, etc. Desta forma a correria não será mais problema, já será preciso apenas bater essas pedras de gelo verde com o complemento de sua escolha e servir-se do suco!

 

Quero adoçar meu suco detox. Posso?

Ana Alice Monteiro sugere que o suco detox não seja adoçado, sobretudo com açúcar refinado. “Esses sucos já possuem frutose, que é o açúcar natural das frutas. Portanto, se a bebida for mais adoçada, poder causar ganho de peso e atrapalhar no objetivo de emagrecer e de eliminar substâncias nocivas do organismo”, reforça a nutricionista.

Segundo ela, as pessoas que não conseguem ingerir a bebida natural podem adicionar um pouco de mel, estévia, açúcar orgânico ou açúcar mascavo – mas, ainda assim, devem fazê-lo com moderação caso queiram perder peso.

 

5 receitas coloridas de sucos detox

Os sucos detox devem ser consumidos todos os dias no café da manhã. Evite coar os sucos (ou, se for coar, não use uma peneira de malha muito fina), para não descartar as fibras de seus ingredientes. Elas são muito importantes, pois promovem a sensação de saciedade e são as grandes responsáveis por controlar a absorção de açúcar pelo seu organismo. Inclusive, se puder e gostar, adicione fibras ao seu suco adicionando grãos e sementes, como aveia ou linhaça.

Em todos os sucos abaixo o modo de preparo é o mesmo: basta lavar bem as folhas, misturar todos os ingredientes, batê-los no liquidificador e servir.

1. Suco Detox Verde

Ingredientes:
  • 3 folhas de couve
  • 1 folha de agrião
  • gengibre a gosto
  • 2 laranjas sem casca e sem semente
  • 1/2 litro da água gelada (pode ser substituído por água de coco)

2. Suco Detox Amarelo

Ingredientes:
  • 2 folhas de couve
  • 1 copo de abacaxi picado
  • 2 colheres de chá de gengibre ralado
  • 1/2 litro de água gelada
  • 1 ramo de hortelã

3. Suco Detox Vermelho

Ingredientes:
  • 1/2 beterraba fatiada
  • 1 cenoura em pedaços
  • 2 laranjas sem casca e sem semente (podem ser limões)
  • 200ml litro de água gelada

4. Suco Detox Laranja

Ingredientes:
  • 2 laranjas sem casca e sem semente (podem ser limões)
  • 1 limão pequeno espremido
  • 1/2 mamão papaya
  • 100ml de água gelada

5. Suco Detox Roxo

Ingredientes:
  • 200ml de suco de uva integral
  • 1 limão com casca
  • 1 colher de chia
  • canela a gosto
  • gengibre a gosto
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Conheça os profissionais que participaram deste artigo:

Rita de Cássia Leite Novais - Nutricionista

Rita de Cássia Leite Novais Nutricionista – CRN 6609 Vila Mariana e Tatuapé, São Paulo (SP)

Ana Alice Fontes Monteiro - Nutricionista

Ana Alice Fontes Monteiro
Nutricionista – CRN 46.994
Tatuapé, São Paulo (SP)

[yuzo_related]
[Fancy_Facebook_Comments]
Médico por preço acessível

Seu doutor particular perto de você, por um preço que no seu bolso.

Psicólogos, Médicos, Dentistas Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos

Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.

Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.

Sobre o Nossos Psicólogos

Com o Nossos Psicólogos, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.

(11) 95978-1941

 

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica.