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8 dicas simples para valorizar seu perfil

Você agendaria uma consulta com você mesmo? Saiba como tornar seu perfil mais interessante e atrair mais pacientes

Você sabe que é o próprio paciente quem faz as buscas e escolhe qual será o profissional da saúde que irá atendê-lo, certo?

Ou seja, seu perfil é a porta de entrada para receber novos agendamentos! É sua forma de se apresentar ao paciente e gerar interesse nele por ter você como seu doutor.

Nós levamos pacientes para o portal, mas quem os “conquista” é você. Como? Tendo o melhor perfil possível!

Coloque-se no lugar o paciente!

Quando um paciente entra no Nossos Psicólogos e faz uma busca, ele sempre informa duas coisas: profissão/especialidade do profissional desejado e local (CEP, bairro, etc).

O portal sempre lista os profissionais por ordem de proximidade do local indicado por ele.

Faça o teste você! Entre no portal e busque por profissionais no seu CEP. Você verá o seu perfil entre os resultados.

Agora responda, sinceramente: seu perfil está se destacando em comparação aos outros? O paciente identifica motivos sólidos para optar por você como seu doutor? Se você fosse um paciente, com base nas informações que estão no seu perfil, você se escolheria como seu doutor?

Sua foto está adequada? Gravou seu vídeo de apresentação? O preço da sua consulta está compatível com sua região e com a proposta do portal? Sua descrição tem informações que permitam ao paciente saber um pouco mais a seu respeito?

É para ajudar você a melhorar seu perfil que preparamos estas 8 dicas simples e valiosas, que vão deixar o seu perfil mais interessante e atrair a atenção de mais pacientes no Nossos Psicólogos.

1. Sua foto diz muito sobre você!

Veja estas 3 fotos. São bons exemplos de fotos de perfil: enquadramento correto, iluminação homogênea, profissionalismo e simpatia na medida certa.

Seu perfil é sua “vitrine” no portal. E sua fotografia é parte fundamental de sua “vitrine”, pois ela revela muito a seu respeito.

Uma boa fotografia de perfil gera empatia imediata, inspira confiança, gera identificação e faz com que o paciente se sinta confortável para seguir adiante.

Sua fotografia deve ser agradável, transmitir uma sensação de familiaridade, acolhimento, segurança e profissionalismo ao paciente.

Por isso, é indispensável que você seja simpático e natural! Sorrir – mesmo que discretamente – vai gerar mais empatia com seus potenciais pacientes.

É intuitivo para o paciente pensar que profissionais bem-sucedidos se apresentam bem, investem em qualidade e neles mesmos. Sua foto deve ser capaz de comunicar isto a ele!

Não tem uma foto que atenda a esses requisitos? Tire uma nova! Pode ser com seu smartphone, mesmo! E não precisa ser uma selfie (em que seu braço apareça na foto e sua cabeça fique próxima demais da câmera). Peça para alguém tirar a foto para você!

Veja abaixo alguns ERROS QUE VOCÊ DEVE EVITAR ao selecionar sua foto. 

1. Evite os excessos. Seja discreto!

Não use fotos com excesso de maquiagem, decotes, regatas, óculos escuros. Lembre-se: sua foto deve ter aspecto profissional. Apresente-se da forma como o paciente vai encontrar você.

2. Lazer nos momentos de lazer

Não use fotos nas quais você esteja em festas, na praia, nem no carro. A foto não deve exibir outras pessoas (nem partes delas). Procure usar um fundo neutro, que valorize você, não o lugar.

3. Cuidado com o foco e iluminação

Certifique-se de que o foco esteja adequado e a iluminação seja homogênea. Fotos sem foco ou escuras podem gerar uma impressão de “desleixo” ou falta de profissionalismo. Dica: ao fazer sua foto, nunca fique de costas para a janela.

4. Nem aberto demais, nem fechado demais

Sua foto não deve ser “fechada” demais (enquadrando do queixo à testa, apenas) nem aberta demais (de modo que seu rosto fique pequeno). Mostre o rosto e também um pouco do tronco, sem deixar excesso de espaço vazio acima da cabeça.

DICA: Se seus ombros aparecem cortados é porque o enquadramento está fechado demais!

5. Seja simpático!

Você não está fazendo uma foto para passaporte! Seja simpático! Sorria! É improvável que o paciente decida ver os detalhes do seu perfil (e agendar consultas) se não simpatizar de imediato com sua fotografia.

Você não será um psicólogo menos confiável ou sério se você sorrir! A imagem de um psicólogo sisudo demais não serve para quem quer conquistar novos pacientes via internet. Pense nisso!

6. Você como você é

Não exagere no uso de filtros (que tornem a foto claramente “trabalhada”), nem envie fotos muito antigas. O paciente vai estranhar se, na consulta, você for muito diferente da sua foto.

2. A melhor forma de se destacar: faça um vídeo de apresentação!

Adicionar vídeo ao seu perfil não custa absolutamente nada – e pode fazer uma enorme diferença para destacar seu perfil aos olhos dos pacientes, gerar empatia e fazer com que ele se interesse por agendar uma consulta com você.

Estatisticamente, profissionais que têm vídeo de apresentação recebem mais visitas ao seu perfil do que os profissionais que não têm vídeo.

Além disso, esta é a forma mais natural de transformar sua “foto” em uma “pessoa” e atrair a atenção dos pacientes que navegam no site.

O vídeo de apresentação é tão importante que fizemos uma página especificamente para explicar a você como gravá-lo da melhor forma possível e enviá-lo para nós. Acesse aqui ou clique na imagem abaixo.

3. Qual é o preço de sua consulta?

No Nossos Psicólogos é você quem define o preço de sua consulta. E é claro que cada profissional tem seus próprios critérios para isto. Respeitamos completamente sua decisão neste sentido.

Temos algumas reflexões para propor a você a este respeito:

 

1. O cenário econômico e o público-alvo do Nossos Psicólogos

Vivemos num cenário de crise econômica no país, e as ações de marketing do portal são focadas nos 74% da população que não têm acesso a planos de saúde, mas que desejam consultas particulares e atendimento de qualidade.

O objetivo do portal é permitir acesso dos pacientes a atendimentos de qualidade, a custos acessíveis e, ao mesmo tempo, valorizar os profissionais da saúde, com honorários justos, que possibilitem o aumento de consultas particulares em sua agenda.

 

2. Considere a sua necessidade e também a do seu paciente

Determinar o “preço certo” para o seu atendimento deve levar em conta duas necessidades, simultaneamente:

  1. Você, como profissional da saúde, precisa se sentir realizado e satisfeito, pela remuneração justa e adequada.
  2. Seu paciente deseja sentir que está tendo acesso a uma consulta particular de qualidade por um valor que seja, para ele, acessível.

Quando o paciente sente segurança na qualidade do profissional que escolheu, sua expectativa é pagar um valor que atenda a estas duas necessidades.

 

3. O preço é um dos fatores que influenciam na decisão do paciente. Mas não é único.

Ao optar por um doutor, o paciente leva vários fatores em conta: proximidade, experiência, disponibilidade de agenda, empatia e, claro, o preço da consulta.

Tenha em mente que, em atendimento às normas éticas, aqui no Nossos Psicólogos não é possível buscar, filtrar ou ordenar profissionais com base no preço da consulta. Assim, ninguém vai deixar de ver seu perfil porque ele está acima ou abaixo de um determinado valor.

Seu preço é mais alto do que dos outros profissionais na sua região? Isto não é um problema em si, desde que seu perfil transmita claramente quais são seus diferenciais – tangíveis ou não – para que o paciente opte por consultar-se com você.

Tenha em mente que, em algum momento no processo de decisão, o paciente levará em conta os valores das consultas. Procure praticar o melhor valor que seja viável para você e para o perfil de pacientes que você atende ou pretende atender.

 

4. Não quer informar o preço da consulta?

Alguns profissionais optam por colocar o preço da consulta como “A combinar“. Isto significa, na verdade, que o preço será negociado caso a caso, diretamente com cada paciente, durante a primeira consulta. Convém mencionar isto, inclusive, na seção “Sobre o Profissional”.

Não informar o preço da consulta não é um problema, em absoluto. Tenha em mente, porém, que muitos pacientes optam por fazer agendamentos via internet justamente pela agilidade e pela facilidade de acesso às informações – e podem não gostar da ideia de agendar uma consulta sem ter nenhuma noção do preço.

Por isso, se você optar por definir o preço das suas consultas como sendo “a combinar”, certifique-se de fazer um perfil muito bem elaborado, para você seja o profissional de preferência do paciente, mesmo sem que ele não saiba de imediato qual será o custo da consulta.

 

5. Valor integral, direto do paciente

Lembre-se que no Nossos Psicólogos você não paga nada por consulta realizada. Sua única taxa é a assinatura mensal.

O valor da consulta é pago pelo paciente integralmente e diretamente a você. Como não há intermediários, reflita se isto possibilita a prática de um valor especial, que seja satisfatório para você e atraente para o paciente.

 

6. Qualidade de atendimento acima de tudo

O preço cobrado deve fazer você, como profissional, sentir-se bem, sem nunca interferir na qualidade do atendimento ou na duração da consulta. Se você não gostaria de ser atendido em uma “consulta expressa” de poucos minutos, não ofereça isto ao seu paciente!

 

7. Exibir o preço da consulta não é uma prática antiética?

Absolutamente não! Entendemos que, como em qualquer outro serviço, a informação sobre o preço é importante na tomada de decisão de um paciente sobre se consultar com este ou aquele profissional. Mas este não é, evidentemente, o único critério relevante para esta decisão, que deve ser balizada principalmente por fatores como perfil e experiência do profissional, currículo, especialização, além de outros fatores, como localização, disponibilidade de agenda, etc.

Por isso, em respeito às normas éticas dos Conselhos Profissionais, o preço da consulta é exibido apenas como mais uma entre as várias informações disponíveis sobre o profissional da saúde – como número do conselho, especialidades, localização, agenda, currículo, etc. -, mas o paciente não tem o recurso de “filtrar” ou ordenar os profissionais listados com base no critério “preço”. Os profissionais no portal são sempre ordenados por proximidade geográfica em relação ao CEP/bairro/região informado pelo paciente, no momento da busca. Não existe outra forma de listar profissionais no Nossos Psicólogos.

8. Mais sobre o tema “preço”

Assista abaixo ao vídeo dos idealizadores do Nossos Psicólogos, falando justamente sobre estes critérios para a definição do preço da consulta e a importância do alinhamento à proposta do portal:

4. Sua descrição profissional

Este é o campo no qual você expõe mais detalhes do seu perfil, especialmente para os internautas mais criteriosos, que buscam informações mais aprofundadas sobre cada profissional da saúde antes de tomarem sua decisão.

Sua descrição profissional deve conter o resumo de suas qualificações e destacar suas melhores habilidades, competências, conhecimentos e experiências. Mas lembre-se: isto será lido por pacientes. Não vá simplesmente inserir um currículo como se fosse para uma vaga de emprego, porque ninguém vai se interessar por isto!

 

Como deve ser a descrição?

Capriche na sua descrição, seja sempre profissional e tenha em mente que algumas características pessoais podem também ser um destaque. Invista seu tempo em você, tenha um perfil atraente. Construa credibilidade.

Não basta dizer o óbvio: “Psicóloga. Atendimento a crianças, adultos e idosos” ou “Pediatra com 10 anos de atuação“. Isto é muito pouco! Diga mais sobre você, sua trajetória profissional, sua formação, o porquê de ter escolhido esta carreira, quais doenças, transtornos ou distúrbios você trata, qual é o perfil dos pacientes que você habitualmente atende ou deseja atender. Apresente-se como pessoa, não apenas como um currículo!

Prefira usar estrutura de tópicos neste campo, pois isto facilita a leitura. E, claro, releia com atenção, para não deixar “escapar” erros de Português.

A presença de um bom perfil é sinal de dedicação, interesse e preocupação em revelar suas aptidões. Ponha-se no lugar do seu paciente e pense quais fatores fariam você optar por este ou por aquele profissional. Estes fatores devem estar na sua descrição. 

MODELO SUGERIDO DE DESCRIÇÃO PROFISSIONAL

Não copie este texto! Ele é apenas um modelo, para você se inspirar!

 

Minha atuação profissional é focada em ajudar os pacientes a lidarem melhor com suas dores emocionais, suas relações pessoais, suas crenças, pensamos e emoções. O objetivo é que eles desenvolvam ferramentas internas para encararem as dificuldades, detectarem seus padrões de pensamento e agirem, no sentido de resolver os conflitos e viverem uma vida mais plena e feliz.

Faço com isso com naturalidade, acolho sem julgamentos e convido o paciente à reflexão e ao autoconhecimento.

Será uma alegria receber você para uma conversa e, quem sabe, te acompanhar nesta jornada tão fascinante, rica e cheia de aprendizado, que a psicoterapia oferece.

 

SOBRE MIM:

10 anos de experiência em psicologia clínica, utilizando a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental.

– Atuo como psicóloga clínica em consultório particular – atendo adolescentes, adultos e casais
– Realizo Constelação Familiar Sistêmica
– Facilitadora de Dança Circular terapêutica em Grupo e Individual
– Atuei como psicóloga no RH das empresas ABCD e WXYZ.
– Palestrante no Centro de Acolhimento de Menores

 

ESPECIALIDADES:

Grande experiência em atendimentos a pacientes com problemas psicológicos relacionados a problemas de relacionamento, sexualidade, quadros de ansiedade e pânico, depressão, luto,  TOC, autismo e quadros de agressividade.

Faço acolhimento psicológico em casos de:

– Angústia, baixa autoestima, bipolaridade
– Dependências e transtornos alimentares
– Relacionamentos abusivos
– Autismo, TOC e TDAH
– Violência familiar e traumas

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

– Faculdade: Faculdade Urbana Pinheiros – Psicologia – Conclusão: 1999
– Pós-Graduação Centro Universitário São Pedro – Administração de Empresas – Conclusão: 2007
– Núcleo Brasileiro de Reparo Psicológico na Terceira Idade – Cursando

 

CURSOS COMPLEMENTARES:
– Terapias Cognitivas nas Dependências Químicas e Comportamentais – Universidade XYZ – 70 horas (2015)
– Curso de Ansiedade e Pânico – Centro de Formação XPTO – 144 horas (2015)
– Curso de Constelações Individuais – Faculdades Integrados ABCDE – 30 horas (2017)

 

DICAS DE LOCALIZAÇÃO:
– Ao lado da estação de trem Pinheiros – fácil acesso
– Com estacionamento no local

5. Fique de olho nos agendamentos e confirme suas consultas

Procure disponibilizar a maior quantidade possível de horários. Gere facilidade ao seu paciente! Se você tem uma agenda com poucos horários, a tendência é que menos pacientes se “encaixem” nela.

Tenha em mente que o paciente não agenda uma consulta. Na verdade, ele apenas solicita um agendamento. Quando isto acontece, você recebe automaticamente um SMS e um e-mail. As consultas são confirmadas somente após o seu aceite.

Assim que você dá o aceite na consulta, o paciente também recebe um e-mail e SMS, com a confirmação.

Cuidado para não perder pacientes por não ter visto as notificações! Lembre-se: agora você tem uma central de agendamentos 24 horas na internet, trabalhando para você! Procure confirmar as consultas o mais rápido possível.

Veja como é simples o processo de agendamento no Nossos Psicólogos:

Fale com o seu paciente. Vínculo gera compromisso.

Uma vez que o paciente tenha escolhido você entre tantos perfis, transmita a ele sua alegria em tê-lo entre seus clientes. Entre em contato com ele ou peça para que sua equipe o faça – nem que seja apenas para confirmar a consulta!

Nossa sugestão é que você telefone, envie mensagem ou WhatsApp. Você tem acesso a todos os dados do paciente (incluindo o telefone) a partir do momento em que ele solicita o agendamento da consulta.

Além de criar um vínculo inicial, este seu primeiro contato reduz a chance do paciente faltar, pois ele já terá estabelecido um contato pessoal com você ou sua equipe. Uma pessoa falando tem muito mais relevância do que uma confirmação digital.

O objetivo do Nossos Psicólogos é aproximar você de seus pacientes. Não deixe o aspecto digital promover um afastamento entre vocês! Interaja com seu paciente vindo do Nossos Psicólogos da mesma forma que faz com seus outros pacientes. Isto é parte da experiência que ele tem com você!

 

E se ele agendar um horário não disponível?

O mais importante é o paciente ter escolhido você! É pouco provável que ele vá se opor a uma eventual mudança de agenda, se necessário. Assim, se ele agendar consulta para um horário que não está disponível, ligue para ele e reagende para o horário mais próximo. Não conseguiu falar? Envie um WhatsApp!

Podemos, claro, te ajudar! Mas tenha em mente que, uma vez o paciente tendo agendado a consulta, ele é “todo seu”! O objetivo é que a relação entre vocês aconteça de forma pessoal, direta, sem que você dependa de nós.

 

6. Fotos do seu consultório

Você certamente investiu muito esforço montando seu consultório. Ou, se você aluga salas por hora, deve ter escolhido cuidadosamente um espaço que seja agradável e bem cuidado.

Por que não exibir isto ao seu paciente? Seu consultório também é parte da experiência que seu paciente tem quando é atendido por você!

Você mesmo pode fotografar seu consultório, usando seu smartphone.

No seu perfil há um espaço para você inserir fotos do seu consultório. Se preferir, envie-as para contato@nossospsicologos.com.br e nós inserimos para você.

Só um detalhe: selecione somente as melhores fotos. Não é necessário inserir fotos do banheiro, nem da área de cafezinho, ok?

7. Cadastre seus consultórios adicionais, sem custos extras

Se você tem atende em vários consultórios, tenha em mente que você pode cadastrar até 3 consultórios, sem custos extras. Isto aumenta a oferta de dias e horários e também de endereços disponíveis aos pacientes.

Para ver as instruções sobre como cadastrar seus consultórios adicionais, clique aqui.

 

IMPORTANTE: Obviamente, cancelando a assinatura do primeiro consultório, todos os demais também serão cancelados automaticamente.

Tenha em mente também que as assinaturas são sempre individuais, por profissional. Ou seja, um profissional pode cadastrar vários consultórios, pagando uma única assinatura mensal. Porém, se um consultório tem vários profissionais, cada um deles deve ter seu próprio perfil, pagando uma assinatura mensal cada.

8. Quer ainda mais visibilidade? Seja um assinante Premium!

As dicas e recursos acima estão disponíveis para todos os assinantes do Nossos Psicólogos, seja no Plano Clássico ou no Premium. Ambos os planos são focados em dois objetivos:

1. Geração e consolidação da sua Presença Digital.

2. Captação de novos pacientes e geração de consultas particulares

O plano Premium que inclui todas as funcionalidades do plano Clássico e adiciona 6 recursos exclusivos, que aumentam ainda mais sua visibilidade e sua Presença Digital, dentro e fora no Nossos Psicólogos.

Disponibilidade, Engajamento e Visibilidade

Estar engajado é estar dedicado, empenhado, é fazer algo com afinco e com vontade. Em geral, é fácil identificar quem está motivado, comprometido, quem se anima a participar de eventos, de palestras, colaborar, enfim, quem está disposto a valorizar seu trabalho e seu perfil.

Dedique um tempo para aperfeiçoar seu perfil! Atue também nas redes sociais com conteúdos interessantes, que gerem informação de valor às pessoas.

O site PsicoPosts, por exemplo, é desenvolvido pelo time de conteúdo do Nossos Psicólogos. Nele você encontra coleções de posts personalizados para Psicólogos, com altíssima qualidade, para você usar nas suas redes sociais, contendo imagens profissionais, textos inteligentes e hashtags de alto padrão. Com eles, você consegue aumentar sua frequência de publicação de conteúdos profissionais nas redes sociais, e ainda pode dar o seu “toque pessoal” aos posts, adicionando as informações que sejam mais relevantes aos seus seguidores.

Seu engajamento e sua disponibilidade estão intimamente ligados à sua “relevância online” e à sua visibilidade, que se traduzem em credibilidade. Lembre-se: um internauta que tem acesso a informações de qualidade é muito mais propenso a tornar-se um paciente.

 

Quanto vale estar visível, hoje, nos veículos digitais?

Vale muito! Hoje em dia é fundamental ter uma forte presença no universo digital, principalmente se levarmos em conta os novos hábitos do brasileiro. A premissa é bem simples: seu paciente está na internet, logo, você também deve estar – não só com seu perfil pessoal, mas também apresentando-se como profissional. 

Assim, tornar-se mais “visível” significa apresentar os melhores motivos para ser desejado pelos pacientes, ser encontrado no Google e nas Redes Sociais, e consequentemente, obter cada vez mais sucesso!

 

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O Nossos Psicólogos é muito mais do que um catálogo de profissionais. O objetivo é valorizar você, seus pacientes e dar a você a condição de se diferenciar, pelo que você tem de melhor a oferecer.

A equipe do Nossos Psicólogos está sempre aberta a escutar seus comentários e sugestões! Somos uma plataforma digital, mas absolutamente focada nas pessoas, em ouvi-las com atenção e oferecer o melhor atendimento possível.

Lembre-se que nossa página de FAQs contém muitas informações interessantes e esclarecimentos às dúvidas mais comuns. Se precisar de qualquer informação ou apoio, fale conosco pelo WhatsApp (11) 95978-1941.

Esperamos que você receba muitos novos pacientes!

Um grande abraço, conte sempre conosco e obrigado por ser um dos Nossos Psicólogos!