Escolha uma Página
[yoast-breadcrumb]

Aparelho Autoligado: mais discreto, mais rápido e com menos dor

22/02/2018 | Odontologia

[ratings]
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

O aparelho autoligado é hoje uma possibilidade real para quem deseja uma opção melhor do que os aparelhos ortodônticos tradicionais – e quer evitar usar aquelas “borrachinhas” (coloridas ou não), além de ter que ir ao dentista mensalmente para as manutenções constantes, limpeza ou reposição de partes do aparelho, que acabam se soltando. E, claro, querem também evitar a dor causada pelos ajustes.

Com o avanço das técnicas, os modelos de aparelhos ortodônticos também avançaram. O aparelho fixo se aprimorou e agora o paciente pode optar por um tratamento bem mais rápido, menos dolorido, mais eficaz e mais estético do que com os aparelhos ortodônticos tradicionais.

O dentista Gedeon Wefferson Mendes de Almeida, parceiro do portal Nossos Psicólogos da região de Santo Amaro (SP), no aparelho autoligado as pecinhas (bráquetes) não precisam das ligaduras elásticas – aquelas “borrachinhas coloridas” – para segurar o fio do aparelho.

“A ausência das ligaduras elásticas diminui o acúmulo de placa bacteriana no aparelho, evitando cáries, mau hálito, cálculos dentários, entre outros.”
Gedeon de Almeida

Dentista - CRO 94.998 - SP

Qual é a vantagem em comparação ao aparelho tradicional?

Para que o arco ortodôntico do aparelho se fixe nas peças, em vez das “borrachinhas”, o aparelho autoligado tem um dispositivo próprio, como um “clip”, que evita o contato das peças com a mucosa bucal e diminui a possibilidade de pequenas lesões, que são frequentes e incômodas nos aparelhos tradicionais.

O Dr. Gedeon ressalta que “os aparelhos ortodônticos autoligados permitem a movimentação dentária de forma mais contínua, gerando um resultado mais rápido, visível em poucos meses de tratamento”.

Além disso a dor causada pelo uso do aparelho é muito menor e a higienização é mais fácil, levando a um menor acúmulo de bactérias na boca, em comparação ao aparelho tradicional.

“Graças à maior eficiência do aparelho, o tempo de tratamento chega a ser reduzido em 40% em comparação aos aparelhos tradicionais e a manutenção pode ser feita em intervalos maiores”, ressalta a dentista Erica Jin, que é parceira do Nossos Psicólogos na Vila Mariana, SP.

O aparelho pode ser utilizado por adolescentes e adultos, e, claro, o profissional conta sempre com a colaboração e com os cuidados do paciente.

“Graças à maior eficiência do aparelho, o tempo de tratamento chega a ser reduzido em 40% em comparação aos aparelhos tradicionais.”
Erica Jin

Dentista - CRO 112.316 - SP

Quais são os tipos de aparelho autoligado?

O Dr. Gedeon recomenda o aparelho autoligado para vários pacientes porque, “além de causar menos dor, os materiais utilizados são mais resistentes, o que exige muito menos manutenção, e os resultados surgem mais rápido em comparação ao aparelho convencional. E, como causam menos danos às estruturas dentais, os efeitos colaterais também são reduzidos”.

São 3 os tipos de aparelho ortodôntico autoligado:

1. Estético: todos os braquetes são feitos com material transparente.

2. Metálico: todos os braquetes são metálicos, porém menores e mais discretos do que nos aparelhos tradicionais

3. Estético-metálico (misto): os braquetes são transparentes na parte anterior e metálicos na parte posterior.

Os aparelhos autoligados estão cada dia mais acessíveis financeiramente, com várias opções de marcas nacionais e importadas. Os preços variam de acordo com a marca escolhida e os materiais.

Buscando um ortodontista perto de você?

É um “aparelho mais estético”! Gostei! O que devo fazer agora?

A colocação de um aparelho dentário – de qualquer tipo – requer uma avaliação bem feita por um dentista. É importante ter em mente que muitas vezes a colocação é a segunda etapa de um tratamento que começa resolvendo outros problemas bucais, como cáries ou alterações de gengiva.

A Dra. Erica Jin destaca que “o aparelho ortodôntico pode corrigir problemas funcionais, como mastigação e respiração. Sua função é muito mais do apenas estética. Mas, com os aparelhos autoligados, o aspecto estético ganhou importância durante o tratamento, não só depois que ele acaba”.

Segundo ela, “orgulhar-se do próprio sorriso vai muito além da vaidade ou beleza. Um sorriso bonito e seguro abre portas, aproxima pessoas e pode melhorar a forma como o paciente se relaciona com elas. O tratamento ortodôntico pode, de verdade, mudar a qualidade de vida de uma pessoa”.

No portal Nossos Psicólogos você encontra ortodontistas perto de você. Eles poderão avaliar seu caso e auxiliar na escolha do aparelho ortodôntico, para você sorrir com a segurança e beleza que você tanto quer. E merece. 

Participaram desta matéria:
Erica Jin - Dentista - Vila Mariana, São Paulo (SP)
Dentista – CRO 112.316 | Vila Mariana, São Paulo – SP
Formada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO USP)
Fellow do ITI (International Team for Implantology)
Membro do CEPI USP (Centro de Excelência em Prótese Implante)
Atualização em Implantodontia pela Fundecto – USP
Disciplina de Pós-Gradução em Cirurgia Dento Alveolar – USP
Atualização em Periodontia pela APCD Jundiaí
Lentes de Contato e Facetas Dentais – Fundecto USP

Gedeon Wefferson Mendes de Almeida - Dentista - Santo Amaro, São Paulo, SP
Dentista – CRO 94.988 | Santo Amaro, São Paulo – SP
Cirurgião dentista desde 2007
Especialista em implantes dentários
Curso de Endodontia em sessão única
Curso de extensão universitária em Peridonita
[ratings]
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]
[yuzo_related]
Médico por preço acessível

Encontre um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Consultas acessíveis, com profissionais em 40 cidades

Escolha um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Sobre o Nossos Psicólogos

O Nossos Psicólogos é o portal onde você escolhe um Psicólogo on-line ou perto de você, com terapia a custos acessíveis. Escolha o seu profissional de acordo com o que é importante para você: perfil, especialidade, localização, agenda etc. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do Psicólogo escolhido pelo paciente. Acesse nossa página Quem Somos para saber mais.

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.