Escolha uma Página
[yoast-breadcrumb]

Cirurgia Bariátrica: Por que é necessário fazer a Avaliação Psicológica?

9/08/2018 | Psicologia

Texto de Ana Paula de Moraes, Psicóloga e Coach, Pós-graduada em Psicologia Médica e Psicossomática, com formação em Psicoterapia Breve, Hipnoterapia e parceira do Nossos Psicólogos
[ratings]
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Se você pensa em se submeter a uma cirurgia bariátrica, é importante enfatizar que será encaminhado para avaliação e consulta com um psicólogo. Embora isso possa parecer surpreendente para você, tornou-se uma parte rotineira da preparação para a cirurgia. O acompanhamento se dará por uma equipe de profissionais, o que inclui um Psicólogo, e cada um deles precisará se familiarizar mais com você, com sua situação e necessidades individuais.

Mas o que a psicologia tem a ver com a cirurgia bariátrica?

É importante ter em mente que a questão do sobrepeso, especialmente quando ele é suficientemente alto a ponto de se indicar a cirurgia bariátrica, muitas vezes está ligada a questões emocionais e hábitos.

A avaliação psicológica pode ajudar a identificar seus pontos fortes, como uma forte motivação para se exercitar e perder peso, por meio do elo terapêutico estebelcido com um Psicólogo apto a realizar uma avaliação para a cirurgia bariátrica.

É importante também ter em mente que, após a cirurgia, alguns desses hábitos são necessariamente alterados, assim como a imagem corporal, que passa por uma grande transformação. Essas questões pode estar profundamente relacionadas ao senso de identidade e inevitavelmente envolvem corpo, mente e emoções. Pode ser um momento de grande realização, mas também de grande estresse ou de frustrações e dúvidas.

Por isso, um profissional de psicologia especialista em questões ligadas à cirurgia bariátrica e obesidade pode também ajudar muito você a encontrar áreas nas quais pode precisar de apoio após a cirurgia, como depressão ou alterações de humor, falta de apoio familiar, ou amenizar a ansiedade em comer compulsivamente.

Agende agora sua consulta com um Psicólogo

Padrões de Comportamento e Problemas Emocionais podem interferir no sucesso da cirurgia

Não existe realmente um padrão específico de personalidade que preveja sucesso ou fracasso após a cirurgia. Muitos estudos examinaram a depressão, o transtorno bipolar, a história de abuso sexual na infância e até mesmo um distúrbio alimentar, como fatores potenciais de falha em atingir metas de perda de peso após a cirurgia.

Existem, no entanto, padrões de comportamento que sugerem maior necessidade de acompanhamento psicológico após a cirurgia bariátrica. Por exemplo, a conscientização de que é preciso uma reeducação alimentar para maximizar as chances de sucesso do pós-cirúrgico-bariátrico.

Existem padrões de comportamento que sugerem maior necessidade de acompanhamento psicológico após a cirurgia bariátrica. Por exemplo, a conscientização de que é preciso uma reeducação alimentar para maximizar as chances de sucesso do pós-cirúrgico-bariátrico.”

Ana Paula de Moraes

Psicóloga - CRP 05/22.254

Qual é o objetivo da Avaliação Psicólogica Pré-Cirúrgica?

A avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica incluirá testes, como os de personalidade, inventários de humor e outros questionários. O Psicólogo obterá, por meio dessas ferramentas, as respostas necessárias para o acompanhamento, apoio e definição do melhor caminho para o paciente que se submete ou planeja se submeter à cirurgia bariátrica.

Muitas vezes sugiro que o paciente leve um membro da família ou um amigo próximo para a entrevista, se possível, pois é importante saber que você tem um bom apoio familiar. Os resultados dos testes são geralmente avaliados e discutidos durante esse período, e o psicólogo conhecerá sobre sua família e história de vida, assim como quaisquer preocupações médicas ou psicológicas que você possa ter e suas razões e suas motivações para procurar a cirurgia bariátrica. Você também será perguntado sobre seus padrões de alimentação passados e presentes, seu nível de atividade e exercícios físicos e sua situação familiar e social atual. É uma avaliação bem ampla, que envolve muitos aspectos da vida do paciente.

O psicólogo também poderá responder a perguntas que você possa ter. Por exemplo, algumas pessoas têm medo da cirurgia em si e podem se beneficiar das técnicas psicológicas de controle de estresse. Há evidências de que pessoas que estão seguras, relaxadas e tranquilas antes da cirurgia bariátrica, têm maior probabilidade de ter um pós-cirúrgico-bariátrico com maior índice de sucesso.

O psicólogo é o profissional capacitado para guiá-lo com as técnicas específicas que ajudarão na recuperação. É importante enfatizar que alguns pacientes podem estar preocupados com os sentimentos futuros de “privação alimentar”, como não poder comer seus alimentos ricos e calóricos favoritos após a cirurgia. O psicólogo irá ajudá-los a entender que esses sentimentos, se ocorrerem, serão geralmente de curta duração.

Lembre-se que o psicólogo faz parte da sua “rede de segurança” após a sua cirurgia, cujo foco principal é a sua qualidade de vida e o sucesso final, que é a perda e a manutenção do peso.

Participaram desta matéria:
Ana Paula de Moraes, Psicóloga - Penha, Rio de Janeiro (RJ)

Psicóloga – CRP 05/22.254 | Penha, Rio de Janeiro – RJ

Formada em Psicologia desde 1994. Utiliza como ferramenta de atendimento, a Psicoterapia Breve, Gestalt-Terapia e Hipnose. Pós-Graduada em Psicologia Médica e Psicossomática e também formação como Coach. Realiza Consultorias, Palestras para escolas, empresas e supervisão para estudantes de Psicologia.
[ratings]
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]
[yuzo_related]
Médico por preço acessível

Encontre um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Consultas acessíveis, com profissionais em 40 cidades

Escolha um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Sobre o Nossos Psicólogos

O Nossos Psicólogos é o portal onde você escolhe um Psicólogo on-line ou perto de você, com terapia a custos acessíveis. Escolha o seu profissional de acordo com o que é importante para você: perfil, especialidade, localização, agenda etc. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do Psicólogo escolhido pelo paciente. Acesse nossa página Quem Somos para saber mais.

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.