Faça o teste: você conseguiria ler com dislexia?
Você sabe que a Dislexia é uma condição que afeta o mecanismo da leitura e que pode ter grande impacto no aprendizado, certo?
Para ter uma ideia do desafio enfrentado por uma pessoa com Dislexia, leia a simulação abaixo:
Dislexia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar da inteligência da pessoa ser normal. O distúrbio afeta as pessoas em diferentes graus. Os principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em ler rapidamente, em escrever palavras à mão, em subvocalizar palavras, em pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que se está a ler. Em muitos casos estas dificuldades começam-se a notar na escola. Nos casos em que a pessoa anteriormente conseguia ler sem dificuldade, mas em determinado momento perde essa capacidade, o distúrbio denomina-se alexia. Estas dificuldades são involuntárias e as pessoas com este distúrbio demonstram um desejo de aprendizagem
Acredita-se que a dislexia seja causada tanto por fatores genéticos como ambientais. Em alguns casos a doença é familiar. É frequente ocorrer em pessoas com distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e está associada a dificuldades semelhantes com números. O distúrbio pode também ter início na vida adulta em consequência de um traumatismo cranioencefálico, de um acidente vascular cerebral ou de demência. Os mecanismos subjacentes da dislexia envolvem problemas com o processamento da linguagem pelo cérebro. O diagnóstico de dislexia é realizado com recurso a uma série de exames que avaliam a capacidade de memorização, dicção, visão e leitura. A dislexia é distinta das dificuldades de leitura causadas por incapacidade visual ou por ensino insuficiente.
Texto extraído da Wikipedia em 23/04/2018, apenas para fins ilustrativos.
Difícil, né?
Este simulador foi adaptado para o Brasil pelo portal Nossos Psicólogos, com base em uma iniciativa do programador sueco Victor Widell (o simulador original está disponível aqui).
Após sua amiga descrever para ele como é ser disléxica, Victor resolveu criar este simulador. Segundo a descrição dela, é como se as letras fossem trocadas, antes que se consiga processar o que a palavra quer dizer.
Desafio e Respeito
Ainda que seja interessante, a simulação não retrata fielmente as dificuldades encontradas por pessoas com diferentes tipos de dislexia.
Mesmo assim, dá uma ideia do desafio que a dislexia representa e nos lembra de que as pessoas que a enfrentam merecem todo respeito e apoio.
É preciso que se entenda que a dislexia nada tem a ver com inteligência ou vontade. Mesmo que você leia habitualmente sem problemas, com certeza a simulação aumentou consideravelmente o tempo de leitura e a concentração necessária, não foi?
Deixe seus comentários abaixo e compartilhe este post, para que mais pessoas entendam que a dislexia deve ser respeitada. A dislexia tem tratamento e as pessoas que a enfrentam podem ser muito bem sucedidas nos estudos e na profissão – mesmo que tenham que encerar uma dose extra de esforço.
Para saber mais sobre a Dislexia, clique aqui.
Encontre agora um Fonoaudiólogo perto de você
Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.
Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.
Sobre o Nossos Psicólogos
Com o Nossos Psicólogos, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.