RPG e Terapia: resolvendo questões pessoais de forma divertida
Texto de Bruna Lima e Silva de Moraes, psicóloga na Bela Vista (SP) e parceira do Nossos Psicólogos
Há psicólogos americanos que já viram o valor do RPG (Role Playing Game) e o utilizam como uma ferramenta para desenvolver a socialização dos envolvidos. E isto inclui aprender a lidar com os outros, encontrar sua voz própria e aprender a se colocar. A sessão de RPG por si só pode ser encarada como algo terapêutico, pois ajuda na melhora da performance pessoal e promove uma satisfação por conta da conexão com pessoas.
No meu consultório, levo as possibilidades do RPG mais além: uso a narrativa e os personagens como elementos para interpretação. Como a minha linha teórica é a psicanálise, cada elemento da história, ações, escolhas e falas dos participantes são como fragmentos da sua personalidade, da sua psiquê. Os resultados de cada sessão são emocionantes e até poéticos.
Como a Terapia com RPG funciona?
Na sala há um mestre e quatro jogadores. A colocação de cada um deles é interpretada em um segundo momento. Na primeira parte os participantes jogam e a psicóloga fica na posição de ouvinte. Na segunda parte os participantes são convidados à saírem do seu personagem (ou da sua narrativa) e olhar para este último de outro ângulo, com a ajuda da psicóloga. E é aí que acontecem as interpretações e pontuações sobre o que o personagem e a história: o que eles podem dizer sobre você?
O acompanhamento psicológico pode ser extremamente valioso para ajudar estes jovens a lidar com a situação, desenvolvendo mecanismos emocionais que, em algum momento, o levem a sair dela.
“No meu consultório, uso a narrativa e os personagens do RPG como elementos para interpretação. Cada elemento da história, ações, escolhas e falas dos participantes são como fragmentos da sua personalidade, da sua psiquê. Os resultados de cada sessão são emocionantes e até poéticos..”
Como é a análise do personagem e da narrativa?
Parto do princípio que a história e o personagem são uma simbolização de algum elemento interno do participante. Este elemento pode ser uma dificuldade, um medo, um potencial, algo que está reprimido no inconsciente, um jeito de encarar a vida, etc. O elemento interno de cada participante é único, assim como ele mesmo. Desse modo, o jogador e o narrador podem descobrir coisas que nem imaginavam sobre eles mesmos.
Quais são os benefícios para quem participa?
O principal é o autoconhecimento. A discussão sobre a simbologia da aventura vai pouco a pouco revelando mais sobre sua personalidade. Além disso é possível identificar dificuldades, angústias e potenciais que podem ser trabalhados ao longo da terapia. Um último aspecto benéfico para o participante é o próprio grupo. As pessoas reunidas se tornam um suporte uns para os outros e o clima de empatia envolvido traz a consciência de que todos estamos no mesmo barco: em busca da nossa realização e bem estar.
Participe do grupo [RPG + TERAPIA]. Agende sua consulta e combinaremos os detalhes!
Encontre agora um Psicólogo perto de você
Conheça os profissionais que participaram deste artigo:
Bruna Lima e Silva de Moraes
São Paulo, SP
CRP 06/13.409
Consultas particulares agora cabem no seu bolso e estão bem perto de você.
Encontre já seu médico, psicólogo, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta.
Disponível nas cidades de São Paulo e Grande SP
Sobre o Nossos Psicólogos
Com o Nossos Psicólogos, pacientes sem convênio podem agendar consultas particulares com médicos, psicólogos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, a preços acessíveis, usando critérios de localização, especialidade e agenda disponível. São centenas de profissionais em São Paulo e Grande SP. Não é convênio e não há mensalidades. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do doutor escolhido pelo paciente.