Escolha uma Página

Terapia e Adolescência

25/07/2020

Autora: Renata L. M. GianniniPsicóloga Clínica e parceira do Nossos Psicólogos.
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

A adolescência é uma fase de descobertas que provoca ao mesmo tempo fascínio e medo. Em muitos casos a falta de diálogo, de material confiável para consulta em um período onde estão ocorrendo tantas transformações tanto físicas quanto psíquicas, podem desencadear uma série de conflitos, dúvidas portanto uma fase muito conturbada.

A intensidade da vida émaxina: as paixões, as despedidas, as opções, tudo parece funcionar como único, último, “mais que demais”, “d’ora”, “bombando”. E dentro desse turbilhão, que surgem as dúvidas e questionamentos sobre o sentido da vida, a existência e principalmente no que concerne à sexualidade e suas fantasias. Trata-se então de questões que fazem parte do percurso da vida, mas importante perante essa fase também será como a família se posiciona sobre às questões suscitadas.

Existem outros pontos que podem aparecer no (a) relação com sua família: a dependência financeira, a dificuldade de aprendizagem, a escolha profissional, o vestibular, as companhias, os programas, os horários, o uso de cigarros, drogas… e tantas outras coisas. Sabemos o quanto é difícil aceitar ou intervir no caso da necessidade de uma maneira tranquila.

Dessa maneira, a possibilidade de uma relação onde possam haver trocas de escuta, de respeito, de construção, de vontade, de entendimento tentando olhar o lugar que esse (a) jovem ocupa na sociedade, levando em conta vários fatores, podemos ter a possibilidade de um caminho com mais clareza e mais certeza… assim é o papel do Psicólogo… com calma e raciocínio… promover a (o)esse jovem à um caminho mais seguro e equilibrado.

Conheça os profissionais que participaram deste artigo:
Alessandra Castegnaro de Freitas, Psicóloga - Centro, Curitiba (PR)
Psicóloga – CRP 08/23582 | Centro, Curitiba – PR

Formada em Psicologia Clínica pela Universidade São Marcos (2005).

Especialização em Fenomenologia Existencial na Associação Brasileira de Daseinsanalyse.

Atuação em trabalhos comunitários sempre dedicados a faixa etária de adolescentes.

Atende em consultório próprio no Bairro da Mooca, São Paulo (SP).

[yuzo_related]
Médico por preço acessível

Encontre um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Consultas acessíveis, com profissionais em 40 cidades

Escolha um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Sobre o Nossos Psicólogos

O Nossos Psicólogos é o portal onde você escolhe um Psicólogo on-line ou perto de você, com terapia a custos acessíveis. Escolha o seu profissional de acordo com o que é importante para você: perfil, especialidade, localização, agenda etc. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do Psicólogo escolhido pelo paciente. Acesse nossa página Quem Somos para saber mais.

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.