Escolha uma Página
[yoast-breadcrumb]

Chá Emagrecedor: 5 receitas para perder os quilos extras das férias

31/07/2018 | Nutrição

Texto de Melina Conejo Rodrigues, nutricionista na Aclimação e Higienópolis (SP) e parceira do Nossos Psicólogos
[ratings]
[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]

Férias acabando com alguns quilinhos extras? E agora, o que fazer? A primeira coisa a ser feita é retomar a rotina. Nada de pensar em dietas milagrosas ou em jejuar a semana inteira. Não é novidade que alimentar-se de forma saudável é muito importante para retomar a forma, e a ajuda de uma nutricionista nesta fase é fundamental, afinal, podemos criar cardápios especiais, gostosos e equilibrados especialmente para você, usando e abusando de uma das várias opções de “chá emagrecedor”.

Chá Emagrecedor? Mas isso existe, mesmo?

Seria muito bom se um chá, sozinho, pudesse queimar a gordura e fazer emagrecer. Mas não é bem assim que funciona.

Os chás isoladamente não te farão emagrecer. Mas eles ajudam bastante a diminuir a retenção hídrica (fazendo você desinchar) e aceleram seu metabolismo, aumentando o gasto energético. Os chás são um complemento, ou seja, não adianta exagerar na comida e tomar litros de chá por dia: infelizmente não vai adiantar. O importante é mudar sua atitude!

Então, neste caminho de volta ao peso ideal, o consumo dos chás para emagrecer é uma dica muito especial. Existem várias opções, com receitas fáceis e práticas, que custam muito pouco, já que grande parte desses chás são feitos com ervas que encontramos facilmente na natureza, como a erva-cidreira, a hortelã, a sálvia, o alecrim, flores, etc.

Agende agora sua consulta com uma Nutricionista

Não descuide da alimentação!

Além de tomar os chás, você deve também se alimentar com verduras e legumes, cortar o açúcar e controlar a ingestão de carboidratos, tanto em quantidade como em qualidade.

Dê preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, por exemplo. Lembre-se de comer apenas quando estiver com fome e programe suas refeições para evitar os “lanchinhos” nos intervalos, que geralmente são muito calóricos e sem valor nutritivo.

Já os chás emagrecedores estão liberados! Eles são excelentes, saborosos e ingerindo-os você terá a sensação de saciedade. E lembre-se: se precisar adoçá-los, use um adoçante natural, como stevia ou xylitol. Evite o açúcar! Assim, você não aumenta sua ingestão de calorias, o que teria efeito justamente contrário ao que você quer!

Não deixe para amanhã! Um nutricionista pode ajudar você a ter uma rotina saudável, com foco e dedicação! E, claro, a prática diária de algum tipo de exercício físico é também altamente indicada!

Conheça abaixo 5 receitas de chá emagrecedor:

Chá de gengibre com abacaxi

Aumenta a sensação de saciedade, ajuda no funcionamento do intestino e acelera o metabolismo, fazendo você gastar mais calorias, mesmo sem estar fazendo atividade física.

Ingredientes:
– Casca de ½ abacaxi
– Casca de 1 laranja
– 1 colher (de sopa) de gengibre
– 1 litro de água

Modo de preparo:
Adicione a casca do abacaxi e da laranja e a colher de sopa de gengibre a 1 litro de água. Ferva durante 3 minutos. Deixe repousar tampado por 5 minutos. Coe e beba entre as refeições!

Chá mate com limão

O mate é a erva utilizada como matéria-prima do chá que leva esse nome e é rico em teobromina e cafeína, que têm efeito termogênico, ou seja, aceleram o metabolismo, aumentando seu gasto calórico. O limão aumenta a sensação de saciedade, além de ter efeito diurético, ou seja, combate os inchaços e a retenção de líquidos. Este é um ótimo chá para ajudar na eliminação de toxinas do organismo.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de chá mate

– Suco de ½ limão

– 200ml de água

Modo de preparo:
Ferva a água e acrescente o mate. Desligue o fogo e só então adicione o limão. Deixe repousar tampado por 5 minutos. Consuma morno.

Chá de erva-cidreira com hortelã

A erva-cidreira, também chamada de capim-limão ou capim-cidreira, é conhecida por ter um sabor muito agradável e tem características importantes para ajudar o emagrecimento, como acelerar o metabolismo, facilitando o gasto calórico, que leva à queima de gordura. É também diurético, o que ajuda a eliminar toxinas e o inchaço. A erva-cidreira também é um poderoso calmante natural, ajudando no controle da ansiedade.

Ingredientes:

– 5 folhas grandes de erva-cidreira

– 3 folhas de hortelã

– 500ml de água

Modo de preparo:
Em água fervente adicione a erva-cidreira e a hortelã. Ferva durante 3 minutos. Deixe repousar tampado por 5 minutos. Sirva-se à vontade durante o dia.

Chá de sálvia

A sálvia é da família da hortelã e, além de ajudar no emagrecimento, é rica em minerais, vitaminas e antioxidantes, além de auxiliar na retenção de líquidos, aliviar dores no estômago, fortalecer o sistema imunológico e ser um desintoxicante natural.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de folhas de sálvia

– 1 canela em pau

– 3 folhas de louro

– Suco de ½ limão

– 1 litro de água

Modo de preparo:
Em água fervente adicione a sálvia, a canela e a folha de louro. Mantenha a fervura por 5 minutos. Desligue o fogo e só então adicione o limão. Deixe repousar tampado por 5 minutos. Coe e beba em jejum.

Chá de alecrim

O alecrim proporciona melhora da digestão e seu chá atua limpando o intestino das impurezas do organismo. Por ser um excelente diurético natural, pode ser usado para diminuir a retenção de líquidos no corpo.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de folhas de alecrim

– 1 xícara de água

Modo de preparo:
Em água fervente adicione o alecrim e deixe por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe repousar tampado por 5 minutos. Coe e tome logo em seguida das refeições.

Agende agora sua consulta com uma Nutricionista

[fblike]
Compartilhe em suas redes sociais:
[et_social_share]
Participaram desta matéria:
Melina Conejo Rodrigues, Nutricionista - Aclimação e Higienópolis, São Paulo (SP)

Nutricionista – CRN 37,861 – SP | Aclimação e Higienópolis, São Paulo – SP

Nutricionista especializada em terapia nutricional focada em emagrecimento, nutrição esportiva e funcional.

Formada pela Universidade São Camilo em 2012. Pós graduada em nutrição clínica e terapia nutricional especializada.

Experiência: Hospital Samaritano de São Paulo, atendimento em consultórios médicos e estética.

[yuzo_related]
Médico por preço acessível

Encontre um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Consultas acessíveis, com profissionais em 40 cidades

Escolha um Psicólogo perto de você, agende uma consulta e comece hoje sua terapia

Sobre o Nossos Psicólogos

O Nossos Psicólogos é o portal onde você escolhe um Psicólogo on-line ou perto de você, com terapia a custos acessíveis. Escolha o seu profissional de acordo com o que é importante para você: perfil, especialidade, localização, agenda etc. O uso pelo paciente é gratuito: ele paga somente a consulta realizada, diretamente ao profissional que o atendeu. As consultas são realizadas no consultório particular do Psicólogo escolhido pelo paciente. Acesse nossa página Quem Somos para saber mais.

Todas as informações aqui apresentadas têm objetivo meramente informativo, não pretendendo, em tempo algum, substituir as orientações e diagnósticos de profissionais da saúde, ou servir como indicação para qualquer tipo de tratamento. Somente o profissional da saúde poderá indicar, iniciar, alterar ou interromper tratamentos. NUNCA tome medicamentos sem orientação médica. Para mais informações, acesse nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.